Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 12 de junho de 2009

CONHEÇA UM POUCO DO PROJETO MANUELZÃO

PROJETO MANUELZÃO
As diretrizes do Projeto Manuelzão são: lutar por melhorias nas condições ambientais e, assim, garantir a promoção da qualidade de vida, rompendo com a prática predominantemente assistencialista e tendo por objetivo principal promover a revitalização da bacia do rio das Velhas.
O Projeto Manuelzão tomou por objetivo pontual operacional comum trazer o peixe de volta ao rio das Velhas, uma vez que restaurar o equilíbrio e a saúde ambiental do rio, significa a conquista de grandes avanços no objetivo de oferecer mais qualidade de vida aos habitantes de toda a bacia e a recuperação da bacia hidrográfica em sua totalidade.
A bacia hidrográfica foi escolhida como foco de atuação porque permite uma análise mais ampla e integrada dos problemas e das necessidades de intervenção.
Para isso, o projeto incentiva a participação e o comprometimento da comunidade, constrói relações com o poder público (como a parceria junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e aos municípios ao longo da bacia) e com o empresariado, além de atuar na educação ambiental e na pesquisa.
História
O Projeto Manuelzão nasceu em janeiro de 1997, por iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da UFMG.
A bacia hidrográfica do Rio das Velhas foi escolhida como foco de atuação, uma forma de superar a percepção municipalista das questões ambientais. A bacia permite uma análise sistêmica e integrada dos problemas e das necessidades de intervenções. Para isso, portanto, foi preciso construir parcerias. O Projeto Manuelzão firmou parceria com o Governo do Estado e com os municípios ao longo da bacia, dentre outros.
A participação da sociedade cresceu consideravelmente ao longo de sua existência, sobretudo nos Núcleos Manuelzão espalhados ao longo da bacia, que trabalham pelas questões locais com a assessoria do Projeto Manuelzão.
O coroamento do trabalho do Projeto culminou em 2003 com a Expedição Manuelzão desce o Rio das Velhas. Foram percorridos os 801 Km do Velhas, da nascente em Ouro Preto à foz no São Francisco, em 29 dias. Em cada parada, a Expedição foi recebida pelas comunidades locais
Imaginário
O foco principal da proposta do projeto Manuelzão está na transformação da mentalidade cultural, para nós a questão chave do processo de construção histórica da humanidade; transformação cultural a ser localmente impulsionada pelo objetivo pontual operacional comum: a volta do peixe á bacia do rio das Velhas, alavanca deste processo.
Organização
O Projeto Manuelzão está sediado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, onde uma equipe diversificada de profissionais fomenta e coordena atividades em toda a bacia do Rio das Velhas. Coordenado por professores da Faculdade de Medicina, o Projeto conta ainda com secretaria, departamento financeiro e setor de transportes, além do Grupo de Educação Ambiental (GEM), Núcleo de Pesquisa (NuVelhas), o sub-projeto "Manuelzão dá o recado", responsável pelas atividades de comunicação, o setor de publicações e o Centro de Informação e Documentação (CID).
A mobilização social é, portanto, a principal ferramenta de trabalho do Projeto Manuelzão. Para ajudar a promover a revitalização do Rio das Velhas, ele procura sensibilizar cada morador da bacia. Para isso, se baseia em argumentos sólidos, construídos por anos de pesquisa.
Manuelzão
"O nome do Manuelzão foi escolhido para homenagear Manoel Nardi, imortalizado por João Guimarães Rosa, o maior escritor que o sertão do Rio das Velhas já produziu. Manuelzão era um humilde e sábio morador dos Gerais mineiro, que nunca esperou pela fama inadvertidamente lhe surgiu um dia, mas que também não modificou em nada o autêntico matuto que foi por toda sua longa vida. Após uma conversa, que era sempre uma espontânea aula de sensatez e vivência, concluía filosofando que não dessem ouvidos a um ignorante sertanejo: sou uma pessoa muito resumida. A universidade federal de Minas Gerais optou por dar seu nome ao projeto, que hoje orgulhosamente tem hoje a sua cara: a de um batalhador e bem intencionado cidadão da área rural."
Ações
Mobilização: o debate da mobilização social é tema constante nas atividades do Projeto, que constrói cotidianamente sua metodologia de trabalho. Além de fomentar a criação de Núcleos locais, o Projeto também acompanha o desenvolvimento de seus trabalhos. A assessoria aos Núcleos é feita por meio do acompanhamento das reuniões. Também são oferecidas aos membros dos Núcleos atividades de formação, como cursos, encontros e seminários.
Educação: o Projeto Manuelzão possui parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Dessa forma, cabe ao Projeto o desenvolvimento de uma série de atividades de educação ambiental, como a produção de cartilhas e apostilas, encontros e seminários, produção de mapas das subbacias em que as escolas encontram-se situadas.
Arte e Cultura: o Projeto inaugurou em 2005, com o Festivelhas Manuelzão, sua agenda cultural, por entender que a mudança de mentalidade é uma questão cultural. Com o Festivelhas, foi possível levantar grande riqueza de manifestações artísticas da bacia do Velhas, que foram sistematizadas no catálogo dos artistas selecionados. O objetivo agora é fazer do Festivelhas um movimento permanente.
Comunicação: sendo a mobilização um processo de compartilhamento de interpretações, sentidos e discursos, a mobilização social pode ser reconhecida como um ato de comunicação. Dessa forma, é fundamental ao Projeto Manuelzão desenvolver estratégias para dar visibilidade a sua causa e aos seus trabalhos e para relacionar-se com seus públicos. Para isso, o Projeto conta com uma equipe de comunicação formada por estudantes de comunicação e profissionais. O Projeto também está comprometido com a formação ambiental desses novos jornalistas.
Pesquisa: as atividades de pesquisa permitem identificar prioridades, direcionar ações, propor intervenções, além de atuarem como referencial para a avaliação da efetividades das ações. O Projeto Manuelzão conta com uma equipe de profissionais e estudantes de várias áreas, que, juntos, procuram desenvolver trabalhos transdisciplinares. Essa equipe integra o Nuvelhas (Núcleo Transdisciplinar e Transinstitucional pela Revitalização da Bacia do Rio das Velhas), sediado no Campus Pampula da UFMG.
Expedições Manuelzão
Conhecer a realidade de um rio de seu melhor ângulo: de dentro. Essa foi a proposta da Expedição Manuelzão desce o Rio das Velhas, realizada pelo Projeto Manuelzão em 2003.
A expedição avaliou o nível da degradação da bacia e proporcionou momentos de mobilização e articulação entre o projeto e a comunidade. Em cada parada, os caiaqueiros falaram sobre a importância de tratar os esgotos, não despejar lixo nos rios e preservar as matas ciliares e as nascentes. O objetivo foi mobilizar a população, despertando a noção de pertencimento à bacia hidrográfica do Velhas e alertando para a necessidade de revitalizar esse ambiente.
A expedição foi inspirada na trajetória que o pesquisador inglês Richard Burton fez em 1867 e registrou em seu livro “Viagem de Canoa de Sabará ao Oceano Atlântico”. Os navegadores Ronald Guerra, Roberto Varejão e Rafael Bernardes refizeram trechos do percurso de Burton, comparando as condições atuais da bacia com as do século XIX.
Outras descidas
A partir da Expedição de 2003, o Projeto Manuelzão deu início à descida dos afluentes do Rio das Velhas. Já foram realizadas três mini-expedições. Em todas elas, a participação das comunidades se repete como grande marca.
Meta 2010
A partir da constatação de que era preciso revitalizar o rio das Velhas, o Projeto Manuelzão/UFMG propôs e o Governo do Estado de Minas Gerais assumiu o compromisso com a metas 2010: navegar, pescar e nadar no rio das Velhas, em sua passagem pela região metropolitana de Belo Horizonte, até 2010.
O foco é a região mais poluída da bacia do Velhas, que vai da foz do rio Itabirito até o ribeirão Jequitibá. As ações neste trecho são fundamentais para a recuperação de toda a bacia, e envolvem obras de saneamento, educação socioambiental, mobilização e participação social; das quais podemos citar: a eliminação de lançamentos de esgotos em redes pluviais e córregos, a implantação e ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto - ETEs, a recuperação da vegetação natural e matas ciliares, entre outras ações necessárias.
Em 2007, a Meta 2010 passou a ser um dos Projetos Estruturadores do Governo de Minas, que por meio da Secretária Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD, tem articulado ações com vários parceiros: prefeituras municipais da bacia, CBH Velhas, COPASA, secretarias de Estado, ONGs, Projeto Manuelzão/UFMG, comunidades e empresas.
Parcerias
O Projeto Manuelzção conta com a parceria e o patrocíno do Governo de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte.
E com a colaboraão da Faminas, da CRIA UFMG, LCC CENAPAD e da FAFICHE.
Cadernos Manuelzão
Desde sua criação, em 1997, o Projeto Manuelzão propõe a reflexão sobre as relações entre o homem e o meio em que vive. Durante todo esse período, o Projeto realizou e divulgou estudos que contaram com a contribuição de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento e participou da formulação e implementação de políticas públicas. Além disso, adotou a proposta da educação ambiental, promoveu ações de mobilização social com vistas à consolidação de práticas cidadãs e compartilhou sonhos com parceiros que, ao longo do caminho, acreditaram ser factível não apenas a revitalização da bacia hidrográfica do rio das Velhas, mas também a transformação da mentalidade civilizatória. Após expressivo acúmulo de experiências, o Projeto Manuelzão sente-se amadurecido para ofertar aos interessados em estudos ambientais estes Cadernos Manuelzão.
Pretende-se, com os Cadernos, que tais eixos temáticos dialoguem entre si, superando o isolamento na produção do conhecimento e efetivando a proposta da transdisciplinaridade que o Projeto Manuelzão impulsiona. Além dos trabalhos pertinentes aos temas acima enumerados, os Cadernos trazem análises sobre ações prioritárias do Projeto Manuelzão, como as atividades de planejamento e efetivação da "Meta 2010 - navegar, pescar e nadar no trecho do rio das Velhas compreendido na Região Metropolitana de Belo Horizonte".
A Bacia do Velhas
A bacia do Rio das Velhas está inteiramente localizada na região central do estado de Minas Gerais, orientada no sentido sudeste para noroeste. Suas nascentes estão localizadas nos limites da Área de Proteção Ambiental da Cachoeira das Andorinhas, município de Ouro Preto.
É o maior afluente em extensão da bacia do rio São Francisco, com 801 km, possui a maior população e é responsável pelo maior PIB (Produto Interno Bruto) entre as sub-bacias do São Francisco, apenas perdendo em vazão d’água para a sub-bacia do Paracatu.
Deságua no São Francisco na localidade de Barra do Guaicuí, município de Várzea da Palma (MG). A bacia tem uma população total de 4.406.190 de habitantes (IBGE, 2000), distribuída em 51 municípios, drenando uma área de 29.173 km2 (FEAM, 1998).
De um total de 51 municípios, 37 têm 100% de sua área territorial inserida dentro da área de drenagem da bacia do Rio das Velhas, e os 14 restantes não estão totalmente inseridos nesta bacia, apresentando percentuais variáveis de inserção.
Núcleos do Projeto Manuelzão
Os Núcleos Manuelzão são fóruns de discussão, elaboração e execução de metas, projetos e avaliação de políticas públicas por bacia hidrográfica. Os Núcleos contam com a participação de organizações da sociedade civil, poder público e da iniciativa privada, buscando promover a participação popular na gestão das águas e no incentivo à educação ambiental.
Premiando a Educação - Meta 2010 Novas práticas ambientais
O Projeto Manuelzão/UFMG, em parceria com o governo do estado, a prefeitura de Belo Horizonte e as demais prefeituras da bacia definiu a META 2010 –navegar, pescar e nadar na região metropolitana do rio das Velhas até 2010. Trata-se de política pública exemplar quanto ao objetivo e ao processo de afirmação da sociedade civil. É uma proposta capaz de mobilizar a sociedade e estruturar uma política para beneficiar uma população de mais de 4,5 milhões de pessoas que habitam esta bacia hidrográfica. A concretização desta Meta de recuperação hidroambiental significa um passo importante no processo de mudança de mentalidade cultural em Minas Gerais.
Ações
O objetivo das práticas educativais desenvolvidas pelo Projeto Manuelzão é estabelecer uma nova relação entre sociedade, natureza e pedagogia escolar. A proposta é incentivar o compromisso com a solução de problemas socioambientais tendo os cursos d’água como os eixos da mobilização.
Jornal e Revista Manuelzão
A Revista Manuelzão possui seis edições anuais e já está em seu décimo ano de publicação. Aqui você tem acesso ao arquivo que contém as matérias publicadas em todas as edições.
Rádio
A equipe de comunicação já tem produção para a rádio. Intitulado Manuelzão Dá o Recado, o programa têm a duração de 3 minutos e trata das questões relacionadas ao universo de trabalho do Projeto Manuelzão: saúde, meio ambiente e cidadania.
Manuelzão Informa
O Projeto Manuelzão produz, semanalmente, um boletim eletrônico com notícias sobre suas iniciativas, trabalhos dos parceiros, andamento de projetos de leis e dicas sobre cursos e seminários.

Nenhum comentário: