Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Apresento para vocês um pouquinho da cidade de Nova Lima

NOVA LIMA
Nova Lima é um município brasileiro do estado de Minas Gerais de, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua população estimada em 2006 era de 73.247 habitantes.
Diversas minas ficam no município, incluindo as minas de Morro Velho, Mostardas e Rio de Peixe. Diversos minerais são extraídos no município, incluindo ouro.
Nova Lima integra a Regição Metropolitna de belo Horizonte. O fato de fazer fronteira com o centro-sul do município de Belo Horizonte, região mais rica da capital, têm atraído moradores de alta renda para Nova Lima, os quais se instalam nos diversos condomínios fechados existentes na cidade.
História
A história de Nova Lima remonta ao fim do século XVII, quando o bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme chega em busca de ouro. Outros mineradores resolvem fixar-se na área, que em 1720 já possui um número considerável de habitantes.
A primeira denominação dada ao local foi a de Campos de Congonhas. Com a expansão das faisqueiras passou a ser conhecido por Congonhas das Minas de Ouro, abrigando população que trabalhava em diversas minas como Bela Fama, Cachaça, Vieira e Urubu.
Em 1748 o arraial é elevado à condição de freguesia, e em 1836 é criado o distrito, subordinado ao município de Sabará, com o nome de Congonhas de Sabará.
A presença da cultura britânica na região é explicada pela compra da Mina de Morro Velho pela Saint John del Rey Mining Company, em 1834. A data de 5 de fevereiro de 1891 marca a emancipação do município, denominado então Villa Nova de Lima, em homenagem ao ilustre Antônio Augusto de Lima, historiador, poeta e político. Apenas em 1923 a cidade recebeu o nome que permanece até hoje: Nova Lima.
Em Nova Lima estão sediadas a Fiat do Brasil, holding das empresas do Grupo Fiat, a Casa Fiat de Cultura, a Anglo-Gold Ashanti e a Fundação Torino (Escola Italiana).
Geografia
Municípios limítrofes
Belo Horizonte e Sabará, ao Norte; Itabirito, ao sul; Raposos, a leste; Brumadinho, a oeste; Rio Acima, a sudeste.
Distritos
Em sua área, além da sede do município, estão também os povoados de Honório Bicalho, Santa Rita, Bela Fama, Rio de Peixe e São Sebastião das Águas Claras (Macacos) e Jardim Canadá.
São Sebastião das Águas Claras
São Sebastião das Águas Claras, popularmente conhecido como Macacos, é um distrito da cidade de Nova Lima, Minas Gerais, Brasil.
Jardim Canadá
Jardim Canadá é um bairro de Nova Lima, é localizado perto da Serra do Rola Moça (perto do município de Brumadinho portanto).
Turismo
Bicame: bom para quem gosta de uma cervejinha nas tardes de sábado e domingo
Distrito de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos, é repleto de pousadas e bons restaurantes cercados pela natureza.
Igreja Nossa Senhora do Pilar: altar em madeira feita por Alejadinho.
Torre Alta Vila: centro de entretenimento - Hard Rock Cafe. Permite a vista de várias cidades da região metropolitana de Belo Horizonte
Estádio Castor Cifuentes: mais conhecido como Alçapão do Bonfim e distrito de Macacos e Honório Bicalho.
Torre Alta Vila
A Torre Alta Vila é um shopping center localizado prómimo à zona sul de Belo Horizonte, no município de Nova Lima, a alguns quilometros do centro de Belo Horizonte, com 101 metros de altura.
Estão instalados no interior da estrutura um centro comercial com os mais variados tipos de lojas e restaurantes temáticos, inclusive o segundo "Hard Rock Cafe" do Brasil. No topo da torre esta localizado um restaurante panorâmico com vista para as montanhas de Minas e parte da região metropolitana da cidade. Existem ainda espaço para esportes radicais e um confortável centro de convenções. Em pouco tempo suas principais lojas fecharam e atualmente o espaço se esforça para sobreviver, com exceção do Hard Rock Café. Muitos dizem que o empreendimento se tornou um elefante branco, apesar de possuir muitas possibilidades; ainda para alguns, o que falta para o grande empreendimento é divulgação comercial.
Esportes
O grande símbolo do esporte de Nova Lima é o Vila Nova Atlético Clube , primeiro campeão brasileiro da Série B e quarto maior clube em títulos do Estado de Minas Gerais , tratado carinhosamente por sua torcida como Leão do bonfim . Time da primeira divisão do campeonato Mineiro e que completou em 2008 Cem anos de existência.

Nenhum comentário: