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terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Internet como Novo Meio de Comunicação para os Destinos Turísticos: O caso da Ilha da Madeira

1 Resumo
Com o aparecimento da Internet, cada vez mais novos destinos turísticos são explorados.
“O novo meio de comunicação faz com que os consumidores aumentem os seus patamares de exigências e de expectativas” (pág. 25)
2 Introdução
2.1 O turismo faz parte da nossa sociedade de consumo porque é considerado uma das maiores seduções dos tempos modernos.
2.2 Os meios de comunicação, ao divulgarem espaços a serem contemplados, exercem um papel fundamental no ato de consumo, incentivando o desejo pela viagem.
2.3 o turista que conhecer um local que o satisfaça, destinos diferentes, com isso ele tem acesso a um conjunto de informações sobre os elementos que compõem a oferta turística de uma localidade.
2.4 A forma pela que a imagem de uma região é divulgada é fundamental para a decisão de escolha do turista.
2.5 “O turismo não sobrevive sem a informação e, por isso, precisa de estar ao lado dos meio de comunicação”. (pág. 26)
2.6 A atividade turística, na Madeira, é considerada a salvação para o desenvolvimento da região.
2.6.1 Graças a importância social e econômica do turismo ele é considerado um pilar para o desenvolvimento da Ilha.
2.7 Os municípios devem ter um papel determinante na promoção do seu território como destino turístico, devem promover a sua região.
2.8 Com a Internet desenvolve-se cada vez mais novos destinos turísticos. Esta cria uma competitividade e o aumento da concorrência entre os destinos turísticos.
2.9 Uma localidade que possui melhor estratégia de comunicação transmite mais segurança, atraindo assim mais turistas.
3 Internet e Promoção dos Destinos Turísticos
3.1 “O surgimento da Internet introduziu profundas mudanças na sociedade. É um meio totalmente abrangente que interage com o conjunto da sociedade onde expressa os processos, os interesses, os valores e a instituições sociais”. (pág. 29)
3.2 A caracterização deste novo sistema de comunicação é baseado em sua capacidade de integração e abrangência de todas as expressões culturais.
3.3 Com a transformação rápida que as informações estão passando, as sociedades corre o risco de perder o encanto de práticas sociais tradicionais para se inserirem num mundo de imagens auto-construídas e despojadas das suas realidades geográficas.
3.4 Com a Internet a distância geográfica perdeu seu poder de separação, ela é um dos meios de instrumentos de difusão e de troca de informação mais valiosos.
3.4.1 “A Internet é o meio de comunicação mais eficaz que existe para o intercâmbio de informação turística a nível mundial”. (pág. 30)
3.5 Com a Internet a quantidade de informação é virtualmente ilimitada, várias pessoas podem utilizâ-la em qualquer momento e em qualquer lugag.
3.6 A Internet proporciona vantagens como; informação a baixo custo; divulga informações completas e com mais qualidade do que nos meios impressos; gera reservas de forma rápida e fácil; melhora a comunicação e as relações e; permite a redução dos custos na produção e distribuição do material impresso.
4 O Novo Consumidor em Turismo
4.1 A Internet fez com que surgisse um novo perfil de consumidor.
4.1.1 Antes este tinha que acreditar nas agências, num relato de um amigo ou em algum livro que muitas das vezes era antigo. Hoje ele próprio organiza suas férias, seu destino turístico, seus roteiros, etc.
4.2 A Internet oferece aos turistas informações minuciosas e atualizadas sobre seu destino turístico.
4.3 “A viagem é hoje um dos grandes consumos criados no contexto da sociedade através dos meios de programação coletiva, sobre tudo os meios de comunicação de massa eletrônicos”. (pág. 33)
4.4 A Internet fornece toda informação necessária que o turista precisa para decidir dentre tantas alternativas qual o melhor destino.
5 Análise das entrevistas
5.1 Na análise feita com o Direto da DRT sobre a Madeira “verificou-se que o poder local e regional atribui com importância significante à Internet para a promoção das suas localidades como destino à visitar”. (pág. 34)
5.2 Nos meios de comunicação como revistas, jornais, etc. Não é fácil e rápido modificar e atualizar a informação como na Internet.
5.3 Todos entrevistados relataram que a Internet é um ótimo maio para a promoção de seus conselhos e destinos turísticos, além de ter outras vantagens sobre os outros meios de comunicação. A Internet é uma ferramenta que possibilita o acesso instantâneo à informações sobre os destinos turísticos.
6 Conclusão
6.1 O turismo “permite às pessoas conhecer novos lugares e entrar em contato com outras culturas”. (pág. 39)
6.2 O turismo está a sofre uma transformação com a utilização da Internet porque ela é uma valiosa ferramenta para a divulgação dos destinos turísticos.
6.3 A Internet é um meio de comunicação que muito contribui para as organizações promotoras de destinos turísticos porque ela aguça o desejo pela viagem.
6.4 Os entrevistados consideram necessária a capacitação e a sensibilização aos recursos humanos frente as novas tecnologias, pois as mesmas exigem mais competência.
6.5 Além de atrativos turísticos, serviços turísticos e infra-estrutura, a localidade precisa de uma boa divulgação para obter sucesso.

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